5 grandes filmes que não ganharam o Oscar
Hoje acontece a cerimônia do Oscar e, como sabemos, nem sempre ganha o melhor. Nessa lista vamos falar de alguns filmes que concorreram, mas não venceram a principal categoria. Sabemos que há muito tempo ocorrem injustiças (“Cidadão Kane”, por exemplo), mas resolvemos falar de casos mais recentes. Então, vamos à lista:
O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, de Steven Spielberg)
O Oscar de 1999 foi bizarro. Tivemos que aturar a Gwyneth Paltrow vencendo como Melhor Atriz no lugar da Fernanda Montenegro e, principalmente, “Shakespeare Apaixonado” ganhando de “O Resgate do Soldado Ryan”. Não que o filme do Shakespeare seja horrível, mas aí pra ganhar de um dos melhores filmes do Spielberg (que recebeu a estatueta de diretor) já é demais. Errou feio, Academia.
À Espera de Um Milagre (The Green Mile, de Frank Darabont)
Eu não suporto “Beleza Americana”. Mesmo. Não entendo até hoje como ganhou tantos Oscars, ainda mais num ano que tinha “O Sexto Sentido”, “O Informante” e “À Espera de Um Milagre”. Esse filmaço com Tom Hanks, baseado em livro do Stephen King, concorria em quatro categorias. Inexplicavelmente, não levou em nenhuma.
A Origem (Inception, de Christopher Nolan)
No Oscar de 2011, “A Origem” pegou uma concorrência pesada. Disputou contra ótimos filmes como “A Rede Social”, “Toy Story 3”, “Inverno da Alma”, “Cisne Negro”... E a Academia acabou premiando “O Discurso do Rei”, um filme correto, mas que se apagava perto dos outros indicados.
A produção de Christopher Nolan terminou a cerimônia com quatro prêmios (fotografia, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais). Mas Melhor Filme que é bom, nada.
Ela (Her, de Spike Jonze)
Esse é um filme que a gente fica desconfiado lendo a sinopse. “O cara se apaixona por um sistema operacional”. Mas é genial, um dos grandes filmes lançados nos últimos anos, com Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson incríveis (e um Chris Pratt pré-Guardiões da Galáxia).
Perdeu para “12 Anos de Escravidão”, e venceu como Melhor Roteiro Original como prêmio de consolação.
Whiplash - Em Busca da Perfeição (Whiplash, de Damien Chazelle)
É o caso mais recente da lista. Perdeu ano passado para o superestimado “Birdman” (e o diretor Iñárritu pelo jeito vai conseguir várias estatuetas esse ano com outro filme superestimado).
“Whiplash” foi feito a partir de um curta metragem (que não tinha Miles Teller e era basicamente uma das cenas do filme), ganhou três Oscars (ator coadjuvante para J.K. Simmons, montagem e mixagem de som) mas merecia muito mais.
Confira também
E não perca a cobertura completa do Cinemito, no Twiiter: www.twitter.com/cinemito.
0 comentários: