A (péssima) experiência de comprar na Brookfilm (Brookfun)
Dona de um interessantíssimo acervo de filmes cults (e de
algumas polêmicas dentro do mundo colecionístico) a Brookfilm/Brookfun chamou
atenção na semana anterior a Black Friday com um feirão de seminovos, e com os
bons títulos oferecidos e os preços bastante interessantes, resolvi arriscar (a
lista ainda está disponível neste link). Seguem as minhas (nada boas) impressões.
A lista de BDs foi disponibilizada na tarde do dia 19 de
novembro. Poucos minutos depois, efetuei o pedido, apesar das dúvidas a
respeito, já que era preciso primeiro selecionar a quantidade de filmes (sem
nem saber se tinha em estoque) e depois mandar os escolhidos por e-mail. O
anúncio é específico: “De todos estes itens temos boa quantidade em estoque”,
por isso confiei.
Pedi oito filmes em BD: “À Prova de Morte”, “Cães de
Aluguel”, “A Vida Secreta de Walter Mitty”, “Crash – No Limite”, “Enrolados”, “A
Liberdade é Azul”, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”.
O pedido foi feito no dia 19 de novembro, mas só foi
enviado em 27 de novembro. Passados 18 dias após a compra, chegou:
Diferente de outros colegas que compraram, não tive a sorte de receber a encomenda em uma caixa. Os estojos foram embalados em papel pardo, plástico bolha e outra camada de papel pardo (como mostra a foto do topo). Pouco para o atendimento "carinhoso" dos nossos carteiros. Por sorte, chegaram intactos, e nenhum disco estava solto.
As capas, como eu esperava, não eram as originais. A justificativa dada para alguns compradores, é que elas estavam com selos da Receita Federal, pois receberam como pagamento de uma indenização. Como já sabia, não me importei com o fato.
Os discos, porém, são originais. Nada de mídia preta, como questionado por alguns. Tanto que fotografei a televisão com o menu de "A Igualdade é Branca", lançado pela Versátil e que não se encontra por aí facilmente.
Alguns discos vieram como novos. Outros, possuíam marcas de dedos ou até alguns arranhões ("Cães de Aluguel" estava bem judiado), mas testei todos, e funcionaram perfeitamente, sem nenhum travamento.
O leitor mais atento, porém, deve ter reparado que eu encomendei oito BDs. Chegaram sete. Sim, "À Prova de Morte", o principal filme do pedido, simplesmente, não estava no pacote (e por relatos de outras pessoas que compraram, eu não fui o único "sortudo").
Tentei contato pelo telefone que consta no site da empresa, mas a voz do outro lado apenas dizia que "este número não existe". Fui então para o e-mail. A resposta foi a seguinte:
"Boa tarde, Sr. Thiago.
Infelizmente este link esgotou-se.
O Sr. poderá escolher outro item para substituí-lo e lhe enviaremos sem custos".
Respondi o e-mail informando que não me interessava outro item, queria aquele pelo qual eu paguei, e por ter sido um dos primeiros a comprar, deveria receber. E aquela história de "boa quantidade em estoque"?
Até agora não recebi nenhuma resposta. Também mandei uma mensagem para o Facebook do dono da empresa, mas fui ignorado. Aliás, eu comprei de pessoa jurídica, com CNPF, mas não recebi nota fiscal...
Depois de toda essa novela (que ainda não acabou), posso dizer que NÃO recomendo a compra. Até mesmo o site da AnimesDVD é mais organizado para enviar os pedidos.
ATUALIZAÇÃO (08/12)
Depois de 24 horas, a empresa respondeu o e-mail em que eu disse que queria receber aquilo pelo qual paguei:
ATUALIZAÇÃO (08/12)
Depois de 24 horas, a empresa respondeu o e-mail em que eu disse que queria receber aquilo pelo qual paguei:
Falam em regras, mas segue o que consta no link que eu passei acima:
#De todos estes itens temos boa quantidade em estoque. E, estaremos atualizando as listagens algumas vezes ao dia. Caso algum produto tenha se esgotado, entraremos em contato informando através de e-mail e sugerindo outros produtos para substituição. *Atenção: “Não atenderemos solicitações de verificação de estoque de pessoas que não tenham efetivamente realizado pedido”.
Se eu fui um dos primeiros a comprar e tinha boa quantidade em estoque, como assim esgotou e eu não recebi? Além do mais, não entraram em contato através de e-mail nem para avisar que não tinham mais e nem oferecendo outro item para substituição. Como demoraram oito dias para o envio, poderiam ter aviso, não acham? Ou talvez pensaram "ah, o cara é bobo, não vai nem perceber que foi um a menos"...
ATUALIZAÇÃO 2 (08/12)
Após o e-mail que me atentava das "regras", resolvi responder que nem eles as respeitavam. E ainda citei o blog, dizendo que faço questão de mostrar como eles tratam os clientes. A resposta deles é quase nonsense:
De uma maneira bastante resumida, se fizeram de vítimas. Não leram (será?) e chamaram de "chantagem caluniosa e difamatória". Antes, falaram em leviandade. Neste meio tempo querem de volta o que venderam e ainda tentam censurar o meu direito de mostrar as barbaridades praticadas. Eis o último e-mail que eu enviei (e que ainda aguarda por resposta):
ATUALIZAÇÃO (09/12)
A cada dia, esta história fica mais inacreditável. Primeiro, pela maneira como o dono da "empresa", respondeu ao amigo Guilherme Oliveira, que apenas pediu pelo Facebook, que ele se manifestasse...
Pelo menos, por e-mail, decidiu se manifestar. Desta vez, não apelou para a baixaria. Apenas deu a entender que não vai enviar a mercadoria que falta (o que, independente do valor, sinaliza calote), e ainda pediu, pela segunda vez, que eu devolvesse o que eu recebi, o que vai totalmente contra o Código de Defesa do Consumidor:
Se não quer a "minha grana", ótimo. Que pegue os R$ 97 do meu pedido, gaste em brinquedos e faça mais feliz o Natal de algumas crianças...
Se eu já não recomendava a compra antes, depois disso, não preciso nem comentar. Fácil, a pior experiência de pós-venda já apresentada. Enquanto isso, já cansei de marcar o dono da empresa em um grupo do Facebook que ele participa. Continuo esperando o retorno. Acho melhor esperar sentado.
Sabe aquela história de que o barato sai caro? Pois é...
#De todos estes itens temos boa quantidade em estoque. E, estaremos atualizando as listagens algumas vezes ao dia. Caso algum produto tenha se esgotado, entraremos em contato informando através de e-mail e sugerindo outros produtos para substituição. *Atenção: “Não atenderemos solicitações de verificação de estoque de pessoas que não tenham efetivamente realizado pedido”.
Se eu fui um dos primeiros a comprar e tinha boa quantidade em estoque, como assim esgotou e eu não recebi? Além do mais, não entraram em contato através de e-mail nem para avisar que não tinham mais e nem oferecendo outro item para substituição. Como demoraram oito dias para o envio, poderiam ter aviso, não acham? Ou talvez pensaram "ah, o cara é bobo, não vai nem perceber que foi um a menos"...
ATUALIZAÇÃO 2 (08/12)
Este é o e-mail que eu enviei, já irritado com a postura apresentada
Já este, é o e-mail com a resposta absurda da "empresa"
ATUALIZAÇÃO (09/12)
A cada dia, esta história fica mais inacreditável. Primeiro, pela maneira como o dono da "empresa", respondeu ao amigo Guilherme Oliveira, que apenas pediu pelo Facebook, que ele se manifestasse...
Pelo menos, por e-mail, decidiu se manifestar. Desta vez, não apelou para a baixaria. Apenas deu a entender que não vai enviar a mercadoria que falta (o que, independente do valor, sinaliza calote), e ainda pediu, pela segunda vez, que eu devolvesse o que eu recebi, o que vai totalmente contra o Código de Defesa do Consumidor:
Se não quer a "minha grana", ótimo. Que pegue os R$ 97 do meu pedido, gaste em brinquedos e faça mais feliz o Natal de algumas crianças...
Se eu já não recomendava a compra antes, depois disso, não preciso nem comentar. Fácil, a pior experiência de pós-venda já apresentada. Enquanto isso, já cansei de marcar o dono da empresa em um grupo do Facebook que ele participa. Continuo esperando o retorno. Acho melhor esperar sentado.
Sabe aquela história de que o barato sai caro? Pois é...
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