Os Blu-ray da AnimesDVD
Quem gosta de animes, e principalmente, de ter eles na coleção, tem três opções: importa de outros países, espera (sentado) pelo lançamento oficial em Terras Brasilis, ou então, o que muitos não gostam, mas fazem, que é apelar para sites que “produzem” edições em DVD. Não levando em consideração a questão ética, o grande problema deles é a falta de qualidade. São muitos episódios em cada disco, o que ocasiona imagem e som ruins.
Mas nos últimos tempos, um site tem chamado a atenção por disponibilizar diversos títulos em Blu-ray, entre eles, clássicos cultuadíssimos como “Os Cavaleiros do Zodíaco”, “Dragon Ball Z” e “Yu Yu Hakusho”. Fiz algumas compras com a AnimesDVD, e trago as minhas experiências.
A polêmica
Tanto em fóruns quanto em grupos do Facebook, o assunto surge de vez em quando, e sempre gera curiosidade e polêmica. A curiosidade é sobre a qualidade dos produtos. E a polêmica, é pelo fato de não serem originais.
Tenho que admitir que eles são a ovelha negra da minha coleção, já que, por melhor produzido que seja, é um produto pirata. Se eles não possuem os direitos de comercialização, é pirata. E como colecionador, como entusiasta da mídia física, sei que a pirataria nada acrescenta. Mas também não quero ficar sem uma série essencial, porque a indústria do home vídeo não dá a mínima para os fãs de animes. Esse, porém, é um assunto mais extenso, que vai ficar para uma próxima postagem.
Podemos comparar com o caso dos filmes lançados pela Continental. Quem conhece, sabe o péssimo tratamento que os títulos recebem. E são vendidos em grandes lojas, o que torna, para muitos, um produto original, sendo que o direito de comercialização deles é bastante questionável.
A AnimesDVD não é perfeita. Eles têm muito o que melhorar (como mostrarei a seguir), mas esse produto pirata é muito superior ao original da Continental.
E por fim, outra crítica que sempre aparece, é sobre simplesmente pegar os arquivos disponíveis na internet e cobrar por eles. Não é bem assim. Os caras fazem um bom trabalho de autoração. Menus bem feitos (principalmente os últimos lançados), vários opções de áudio, quando isso é possível, e boa imagem.
Segundo: Nem todos que possuem um equipamento de alta definição, têm uma internet rápida o suficiente para baixar esses animes (o que também é pirataria, amigos). E se possuem, muitas vezes não querem perder tempo com isso. Além disso, esses podem ir para a estante. Um baixado e colocado no HD, não.
Os discos
Em duas compras (uma em 2012 e outra no fim do ano passado), adquiri “Yu Yu Hakusho”, “Os Cavaleiros do Zodíaco” (saga clássica, Hades, Lost Canvas e os filmes), “Neon Genesis Evangelion” e “Hunter x Hunter”.
A negociação foi tranquila e segura. Os itens foram muito bem embalados em uma caixa, para que não tivesse nenhum risco de dano. Para mim, um site confiável.
O único porém, foi o atendimento, ainda na primeira vez, quando estava interessado em “Yu Yu Hakusho”. Como o anúncio não dava tantas informações, fiz algumas perguntas, e a pessoa que respondeu foi bastante grosseira. Como gostei da qualidade, voltei a comprar no ano passado, mas desta vez, tudo automático pelo site, sem precisar ter contato com ninguém.
A grande maioria dos títulos são apresentados em estojos transparentes (acredito que apenas “Dragon Ball Z” e “GT” sejam enviados com a case azul). O número de discos em cada estojo varia entre um (como na saga de Hades, dos Cavaleiros, que tem um estojo para cada disco) e três (caso de “Hunter x Hunter”).
Exemplo de estojos transparentes
As capas possuem boa qualidade de impressão. Porém, nem todas são bonitas. Acho que falta bom gosto na escolha das artes, principalmente na parte traseira, quando podemos perceber um excesso de imagens e informações, o que deixa bem poluído. Neste caso, menos é mais. Outro problema das capas, é a mistura de imagens em alta e em baixa qualidade.
Todos as capas possuem arte interna. Algumas são muito bonitas (caso de “Hunter x Hunter”). Outras, são apenas para mostrar o nome dos episódios (que para algumas pessoas, pode ser bastante útil, apesar de ser esteticamente desinteressante).
"Hunter x Hunter" tem uma das melhores artes internas
Os discos são mídias graváveis (fundo preto) com 25GB. Na frente, a impressão é feita direto nos discos, lisa e com imagens em boa qualidade.
A qualidade de imagem surpreende. Na televisão, deve agradar aos mais exigentes. Os menus, como já citei anteriormente, são muito bem produzidos. Melhores até que os de produtoras grandes. O áudio é ok.
No vídeo acima, apresento um pouco dos menus e algumas prévias de episódios, mas na televisão, deve agradar aos mais exigentes.
O grande diferencial deles é a boa qualidade de imagem e os menus. Apenas acho que a parte física poderia ser explorada. Desde uma melhor escolha nas imagens (buscar apenas a alta resolução, por exemplo) e capas mais clean, menos poluídas na parte traseira.
Também acho que poderiam apostar mais no público colecionador, lançando edições diferenciadas, com luvas, por exemplo. Isso já foi questionado na página deles, no Facebook, e eu tenho certeza que teria um bom retorno.
No geral, mesmo com esses “defeitos”, considero a experiência bastante positiva. Se alguém não se prende às polêmicas do início do texto, recomendo os produtos da AnimesDVD.
OBS: Gostaria de ter os animes originais em Blu-ray. Se por um acaso, a Playarte lançar “Os Cavaleiros do Zodíaco” em alta definição, certamente comprarei. Também não descarto pegar a versão americana de “Yu Yu Hakusho”, para ter um produto legítimo. Mas enquanto isso, continuo com os meus títulos da AnimesDVD, já que parece que serão, por um bom tempo, a única opção no nosso idioma.
Abaixo, algumas imagens das edições.
Abaixo, algumas imagens das edições.
kra curte as capas mesmo!! vc poderia mostrar imagens dos menus tbm?
ResponderExcluirOi Emerson
ExcluirDá uma olhadinha no segundo vídeo ali em cima. Eu fiz umas gravações dos menus!
Muito bom o texto! Até me fez considerar mais a opção. Nem ligo pra essa polemica citada, até porque aqui ninguém liga pros fãs de animes mesmo, como você disse. Mas tem uma coisa que faz eu me manter relutante com relação a isso. E queria sua opinião Thiago, você como cliente deles e colecionador deve poder me ajudar com essa minha duvida. Afinal esses discos "mídia preta" estragam o leitor do bluray? Ou é mito? Já me disseram que danifica etc, e por mais que eu queira muito ter físico na estante, prezo muito pela qualidade e durabilidade do meu aparelho bluray. Então minha duvida é essa. Parabéns pelo site!
ResponderExcluirOi Phillipi
ExcluirPara danificar o leitor, acho que teria que assistir quase que só mídia preta. Como por exemplo, ter um DVD, e só ver filme pirata. Se fizer isso às vezes, não acredito que vá acontecer alguma coisa. O meu aparelho, pelo menos, está 100%.